Educação com e sem distância é – e será – sempre educação

 

Acabo de chegar do Congresso Internacional da ABED, em Santos, onde passei um dia. Com frio e com chuva, pude ouvir algumas autoridades e vasculhar uma boa pilha de livros, tentando o inusitado.

Gostei foi da palestra “What students need today”, por Jeff Borden – eCollege. Foi a primeira vez, em três congressos internacionais da ABED, que ouvi alguém falando dos estudantes.

 

Ele alerta para as mudanças de comportamento dos jovens diante das possibilidades tecnológicas e da necessidade dos processos educacionais se re-orientarem frente ao uso que eles já fazem das tecnologias. Além da capacidade que eles têm de fazer várias coisas ao mesmo tempo – multitarefa – e da capacidade de aprender em situações as mais variadas, incluindo na web 2.0.

 

Entendo que aquele tempo de estudar em uma sala silenciosa, lendo um livro com as portas fechadas, está chegando ao fim. Já pensaram nisso? Arquivos em pdf… nem pensar. Como fazer uso das tecnologias em educação atendendo a essa nova geração? Talvez por isso tudo que se disse no Congresso sobre design instrucional teve apelo para uma maioria. Talvez por isso se fale tanto em tecnologia.

 

Vale recordar a definição de educação que está no artigo primeiro da Lei de Diretrizes e Bases brasileira: educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.”

 

O que os jovens estão nos dizendo, indiretamente, é que deveríamos aproveitar a definição. E, talvez, só com o uso mais amplo das tecnologias chegaremos lá, pois elas nos permitirão envolver situações e pessoas para além da escola.

 

Porque a distância não existe, é apenas uma ilusão mediante o paradigma presencial vigente. E a educação é nossa obrigação para com todos, dispondo dos meios possíveis e impossíveis, porque o impossível é apenas aquilo que desconhecemos, ou possibilidades que desconsideramos.

Anúncios

4 Responses to Educação com e sem distância é – e será – sempre educação

  1. […] Entendo que aquele tempo de estudar em uma sala silenciosa, lendo um livro com as portas fechadas, está chegando ao fim. Já pensaram nisso? Arquivos em pdf… nem pensar. Como fazer uso das tecnologias em educação atendendo a essa nova geração? Leia mais aqui. […]

  2. É, agora esta tudo mudando, para prender a atenção da nova geração de alunos precisa ser adaptada a realidade deles, ou seja web 2.0, 3.0, flexibilidade, multitarefas, dinamismo etc.. para isso é necessário reinventar os métodos convencionais de ensino!!

    Muito bom Marcinha!

    Abraço

  3. Sergio Vieira disse:

    Entendo que a tecnologia chegou pra ficar, pois ao meu redor e assim. Todos fazem muito bem o uso da mesma. Alunos do ensino medio e de faculdade são expert nestas tecnologias, mas e preciso que autoridades vejam que muitos ainda precisam aprender com a porta fechada e a sala silenciosa. Um computador não e necessario quando o aluno tem que atravessar rio a pe e com a sandalia na mao para ter aula. Quando a criança tem que andar a pe, pegar um onibus e dar outra boa caminhada para ter sua aula em sala mista.
    Sei que a linha do desenvolvimento ee com a tecnologia e que nossa tarefa ee minimizar isto, pois somos especiais neste mundo tao desigual.
    Parabens Marcia pelo tema. Estamos na luta pra fazer a diferença!

  4. Danielle Porto - Fortaleza-Ce disse:

    Sou Tutora em EAD pelo SEBRAE, e, diante do exposto por Jeff Borden no Congresso da ABED observamos a grande necessidade de mudanças, de quebra de paradigmas, que já falamos muitas vezes em nossos encontros no Sebrae Nacional, porém, vejo que estas mudanças devem iniciar primeiramente em cada um de nós, Educadores. Sob o aspecto dos jovens, eles serão o futuro, futuros empresários, futuros políticos, enfim, mas, será que estamos formando também futuros Educadores nesta perspectiva?
    Nossa, isso dá uma bela discussão. Mas, vamos fazendo a diferença a cada dia, plantando nossas sementes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: